29/10/2018

​Foi com o auditório da Casa da Indústria lotado com mais de 400 crianças e jovens, nesta segunda-feira (29), que o astronauta Marcos Pontes compartilhou detalhes dos bastidores, da preparação, da execução e falou sobre a emoção de ser o primeiro brasileiro a participar de uma missão espacial tripulada, a "Missão Centenário". A palestra teve o objetivo de motivar e inspirar os estudantes pernambucanos que participarão da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, operado pelo SESI-PE, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, na UFRPE, e que tem como tema Into Orbit.

Na oportunidade, Marcos dissertou sobre sua trajetória, passando por sua infância pobre na periferia de Bauru, em São Paulo, até se tornar um astronauta mundialmente conhecido. Ele revelou curiosidades e as experiências vividas nos 10 dias que ficou no espaço, detalhando o dia a dia dos tripulantes e como todos faziam para realizar atividades habituais na espaçonave, como beber água e fazer a barba. "Quando cheguei no espaço, a primeira cena que me veio à mente foi minha mãe falando que eu era capaz de realizar todos meus sonhos. Ter persistência é essencial", disse.

Marcos, que é ex-aluno do SESI, alertou o público sobre a importância de estudar e se especializar áreas que impulsionem crescimento pessoal e para o país. Os benefícios que uma carreira na área de ciência e tecnologia podem trazer também foram destacados pelo astronauta. "Quem deseja ter sucesso precisa saber onde se quer chegar. Além de ter um sonho, é preciso ter um foco", falou.

O evento teve início com as boas-vindas do presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger. Em seguida, foi a vez da equipe Robocamb, de Alagoas, que já participou de outras temporadas do Torneio de Robótica, dar dicas de como obter bons resultados no campeonato. O gerente de educação do SESI-PE, Michael Groake, o superintendente, Nilo Simões, e a coordenadora nacional de Torneios de Robótica, Terezinha Fonseca, salientaram a importância do torneio e o gerente de funilaria da Fiat, Mateus Marchioro, palestrou sobre a robótica no mercado industrial.