23/08/2019

​​O SESI-PE realizará uma capacitação para apreciadores de robótica que tenham interesse em atuar como técnicos de equipes na etapa pernambucana do Torneio SESI FIRST LEGO League. As inscrições são gratuitas e a ficha de adesão deve ser solicitada pelo e-mail gislenne.araujo@sistemafiepe.org.br. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas, e a capacitação para os interessados acontecerá no dia 31 de agosto, das 8h ás 17h, no SESI Paulista.

Os futuros técnicos terão o papel de organizar as equipes – que poderão ser compostas por estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas ou particulares, grupos de amigos ou times de garagem -, definir uma área de treino, estar ciente do manual de técnicos, zelar pelo bem-estar físico dos competidores e auxiliar na construção e divisão das responsabilidades do time. O treinamento será facilitado por Filipe Nascimento, graduado em Matemática e com pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, que atuou como juiz nas últimas três edições do torneio.

Nesta temporada 2019/2020 do Torneio SESI First LEGO League, estudantes de 80 países serão desafiados a pesquisar soluções que possam contribuir para o desenvolvimento das cidades, otimizando questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, acessibilidade, desastres naturais, entre outras situações. Os competidores também precisarão construir e programar robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm (linha voltada para educação tecnológica) para cumprir diversas missões. Os melhores avaliados passarão para a etapa nacional e, por fim, os selecionados disputarão a etapa mundial.