20/11/2014

​ViraVida entrega certificados em solenidade emocionante​

A quarta-feira (19) ficará marcada como um dia especial na vida de quase 40 jovens pernambucanos, atendidos pelo projeto ViraVida. Eles tiveram a oportunidade de receber​ das mãos do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, o certificado de conclusão dos cursos de costura industrial, assistente de laboratório e imagem pessoal, conquistados graças ao projeto de reinserção social da entidade. Marcada pela emoção, a solenidade de formatura foi realizada na Di Branco Buffet e Recepções, no Recife, com a presença de autoridades e familiares dos alunos.

"Desde que Meneguelli assumiu a presidência do Conselho, tem desenvolvido projetos que ultrapassam fronteiras, como o ViraVida. É uma iniciativa que já alcançou reconhecimento internacional e, hoje, está transformando a realidade de jovens no Brasil e no mundo. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa instituição e poder contribuir com um trabalho tão especial", destacou o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, acrescentando que, com o diploma em mãos, os formandos agora têm um novo desafio: o contínuo crescimento pessoal e profissional. "Tenham persistência", orientou.

Para Davi*, concluinte e orador do curso de costura, o ViraVida mudou a sua forma de enxergar o mundo. "Quando entrei no projeto, só pensava em farra e bebida. Hoje, descobri que tenho talento e estou focado na minha formação profissional.  Já trabalho em uma loja de roupas e, em breve, pretendo abrir o meu próprio ateliê de moda praia", contou o jovem de 21 anos.

Muito aplaudido pelos concluintes, Meneguelli lembrou casos de sucesso do ViraVida, como o de um ex-aluno cearense, que hoje é professor de Mecatrônica do SENAI, e incentivou os formandos a não desistirem dos seus sonhos e objetivos. "É preciso esforço, mas, no final, vale muito a pena. Vocês podem tudo!", disse entusiasmado.

Também estavam presentes à solenidade de formatura a assessora de projetos sociais do Conselho Nacional do SESI, Mônica Quintas; a diretora de Operações do SESI/PE, Eveline Remígio, o gerente de Educação da entidade, Michael Groarke, e o diretor do SENAI/PE, Sérgio Gaudêncio.

Pernambuco -  Desenvolvido desse 2008 no Estado, o ViraVida já beneficiou quase 300 jovens através de cursos profissionalizantes, reforço escolar e atendimento psicossocial. Dos 38 formandos da noite, 28 já estão inseridos no mercado de trabalho por meio de programa de aprendizagem, estágio, emprego formal e empreendedorismo. Atualmente, mais de 90 jovens, divididos em três turmas, estão sendo atendidos na 3ª etapa local do projeto.

Homenagem – Nesta quinta-feira (20), o ViraVida rende homenagem às empresas e entidades parceiras da iniciativa. A solenidade acontece a partir das 18h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em Santo Amaro, no Recife.

*Nome fictício para preservar a identidade do jovem