23/11/2018

​​​Um dia de muita capacitação, atividades práticas e troca de conhecimento. Assim foi o VIII Encontro de Líderes IDCs, realizado nesta sexta-feira (23), no foyer da Casa da Indústria. Coordenadores e monitores das Indústrias do Conhecimento (IDC) participaram do evento para avaliar as ações desenvolvidas em 2018 e alinhar o direcionamento estratégico dos projetos pedagógicos das IDCs para 2019.​

O evento teve início com as boas-vindas do Gerente de Educação do SESI-PE, Michael Groarke, e, em seguida, a psicóloga Kátia Santos ministrou workshop com o tema "O que aprendi e não esqueci".

Na oportunidade, Kátia realizou exercícios práticos relacionados a metodologias de aprendizagem, estimulando o público a resgatar vivências e experiências vividas na infância. "O processo ensino-aprendizagem é complexo e o fazer pedagógico tem seus limites, mas precisamos pensar em criar espaços para a participação ativa dos estudantes nas IDCS, contribuindo assim para a construção coletiva de novos significados e expressões daquilo que é aprendido", comentou.

A colaborada da IDC de Garanhuns, Rosa Acioli, participou pela segunda vez do Encontro de Líderes e destacou como é válida a troca de expertise entre os profissionais. "É enriquecedor adquirir mais conhecimento e dividir experiências. Nesta edição, o que me surpreendeu foi ver a determinação e a garra que todas as equipes do IDCS têm em buscar bons resultados, não só estatísticos, e também em mudar vidas", disse.

Presença bastante festejada durante o encontro, o superintendente do SESI-PE, Nilo Simões, falou sobre a importância de estimular o hábito da leitura, o acesso à informação e o cuidado que o SESI tem de formar cidadãos para o mundo ofertando IDCs equipadas com livros, CDs, DVDs, gibis, revistas, jornais e computadores para uso gratuito da população.

Encerrando a programação, Adilson Rodrigues, da Editora Paulus, contou detalhes de como publicar um livro para que os coordenadores e monitores percebam a importância de estimular o estudante a escrever e produzir o próprio livro.