18/03/2018

​Unidade do Ibura oferece exames de próstata e mama gratuitos​


O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) oferece, nesta semana, 600 exames gratuitos de prevenção aos cânceres de mama e próstata, na unidade do Ibura. A ação terá 150 atendimentos por dia, divididos por mama (19 e 20) e próstata (21 e 22), no horário das 8h às 13h. Mais informações: 0800.600.9606.

Qualquer pessoa a partir de 40 anos pode realizar o exame, com CPF em mãos, mas os trabalhadores da indústria terão prioridade no atendimento. Se for industriário, é preciso mostrar também o crachá da empresa ou a carteira de trabalho para garantir a preferência.Quem tiver menos de 40 anos também pode ser examinado (a), desde que apresente encaminhamento médico.

Para prevenir o câncer de mama serão realizados os exames de ultrassonografia e, se necessário, mamografia. Já para os homens serão oferecidos o ultrassom da próstata e, quando precisar, o PSA, exame de sangue que complementa o diagnóstico da doença. No caso do exame de próstata, também é necessário fazer jejum de 4h.

"Temos atuado firmemente em facilitar o acesso de homens e mulheres, muitos trabalhadores da indústria, aos exames necessários para obter um diagnóstico precoce do câncer de próstata e mama, o que aumenta as chances de cura em 90% e reduz as sequelas do tratamento. Esse tipo de iniciativa faz parte do compromisso social do SESI/PE em promover a qualidade do industriário, passando pelos familiares", explica o superintendente da entidade, Nilo Simões.

Balanço – Desde o início do programa, em outubro do ano passado, foram realizados cerca de 7 mil exames, sendo quase 2,5 mil só nestes dois primeiros meses do ano. Os atendimentos já beneficiaram as comunidades do Ibura, Bongi, Torrões e Espinheiro, no Recife; Abreu e Lima, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, na RMR; Condado, Escada, Primavera, na Zona da Mata; Belo Jardim, Caruaru, Pesqueira, no Agreste, e Araripina, no Sertão. A meta é realizar outros 20,5 mil exames até o final do ano.

Programa de Mama e Próstata em números:

Total de atendimentos realizados em 2017 (outubro a dezembro): 4.522

Total de  atendimentos realizados em 2018 (até fevereiro): 2426

Total de atendimentos realizados pelo programa até hoje: 6948

Exames disponíveis para 2018: 20.490 exames

Meta do programa: 27 mil atendimentos.

Índice de pessoas encaminhadas para tratamento: 6% do total de atendimentos (são pessoas diagnosticadas com problemas de mama e próstata).