06/04/2017

​Sistema FIEPE lança Manual de Conduta Ética

 

O auditório da Casa da Indústria esteve lotado na tarde da quinta-feira (6). O motivo foi o lançamento do Manual de Conduta Ética do Sistema FIEPE, desenvolvido para orientar e definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e as condutas nas relações das entidades FIEPE, SESI, SENAI, CIEPE e IEL. O material foi apresentado para dirigentes e colaboradores das casas.

Entre os valores comuns às entidades estão a Ética, Transparência, Comprometimento, Meritocracia, Inovação, Foco no Cliente e Responsabilidade Ambiental.  O evento contou com a presença do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Torquato Jardim, que ressaltou que o Governo Federal vem trabalhando para que transparência seja premissa nas organizações de todo o País.

O presidente do Sistema Fiepe, Ricardo Essinger, afirmou que o Manual vem reafirmar a identidade e posicionamento que as entidades construíram ao longo de décadas.  "Nosso propósito é fortalecer as relações de confiança e credibilidade do Sistema Fiepe com toda a cadeia de stakeholders", explica.

Para coroar a discussão e incentivar a reflexão sobre Ética e Valores, o palestrante e ex-padre Zeca de Mello, foi convidado para sobre o conflito das organizações em equilibrar uma gestão empresarial e humanista. Segundo Mello, a confiança é o principal ativo de uma empresa, principalmente no setor de serviços. " A organização que consegue obter resultados sem esquecer de valores, como respeito às pessoas e ao meio ambiente, consegue reter os melhores funcionários, e assim ter a motivação e produtividade alcançadas", afirmou. O palestrante ainda sugeriu a reflexão sobre o incentivo à criatividade nos processos de trabalho, hoje em dia muito automatizados.