19/08/2014

​​SESI orienta trabalhadores da construção civil através do teatro​

Para sensibilizar os trabalhadores da construção civil sobre a importância da segurança nas obras, o projeto "Arte no Canteiro", patrocinado pelo SESI, realiza 150 apresentações na Região Metropolitana do Recife e interior do Estado, a partir deste mês. A iniciativa utiliza o teatro de objetos para retratar situações de risco encontradas diariamente nos canteiros de obras e apresentar maneiras de prevenir acidentes. De terça (19) à quinta-feira (21), a ação estará na obra do condomínio Le Parc, da construtora Cyrela, no bairro da Imbiribeira, no Recife.

"Personagens criados a partir de objetos comuns na construção civil, como carrinho de mão, balde, caçamba, pá e desempenadeira, encenam uma série de situações que levam os trabalhadores a refletir em sobre a segurança em suas próprias rotinas de trabalho", conta a idealizadora do Arte no Canteiro, Lina Rosa. Ao fim das apresentações, cartilhas são distribuídas, contendo a história da peça na linguagem dos quadrinhos.

Para o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, "o número de acidentes com os trabalhadores da construção civil, setor que mais emprega no país, ainda é alarmante e a entidade quer incentivar a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e o manuseio dos materiais dentro da obra". 

Desde a primeira apresentação, no começo do mês, mais de mil trabalhadores pernambucanos já conferiram a peça, encenada pela premiada companhia XPTO. Segundo a analista de projetos do SESI/PE, Alessandra Melo, responsável pela iniciativa no Estado, a meta é atingir 40 mil industriários até o final do ano.