13/01/2014
​​SESI oferece exames gratuitos

 

Moradores de três municípios pernambucanos serão beneficiados pelo SESI, este mês,  com exames gratuitos para prevenir o câncer de mama e próstata A primeira cidade a receber a ação é Marial, na Zona da Mata Sul, entre os dias 13 e 16. De lá, a iniciativa segue para Escada, com atendimentos entre os dias 20 e 23. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), os exames serão realizados em Jaboatão dos Guararapes, de 27 a 30. Em 2013, mais de sete mil pessoas realizaram os exames preventivos, a custo zero, através do SESI.


O investimento em ações preventivas de saúde é uma forma de evitar que o trabalhador pernambucano adoeça de forma mais frequente. "No caso desta ação, o objetivo é diagnosticar a doença no estágio inicial, em que as chances de cura são maiores. A atenção à saúde do trabalhador é compromisso do SESI/PE", diz o diretor regional da entidade, Jorge Côrte Real.

Tanto o exame de mama quanto o de próstata são realizados via ultrassom. "No caso das mulheres, se for identificada alguma alteração, elas também farão a mamografia. Já no caso homens, caso haja necessidade, será realizado exame de sangue", explica a responsável pelo Programa de Prevenção de Câncer de Mama e Próstata do SESI, Júlia Novaes, destacando que os horários e locais exatos dos atendimentos, realizados por ordem de chegada, são divulgados de forma específica em cada município, com a ajuda de líderes comunitários.​