SESI discute retornos dos Programas de Qualidade de Vida
Investir em programas de Qualidade de Vida para o trabalhador é uma estratégia altamente eficaz e lucrativa. Foi a essa conclusão que os 478 participantes do 2º Fórum sobre o tema realizado pelo SESI/PE, nesta quinta-feira (24/07), chegaram. Especialistas renomados do Brasil e exterior demonstraram para uma ávida plateia de empresários e profissionais como as empresas podem mensurar efetivamente o retorno financeiro (ROI) de programas de bem-estar e saúde corporativa.
O gerente executivo de Qualidade de Vida do SESI/SP, especialista em Gestão da Saúde pela FGV, Eduardo Arantes, mostrou pesquisas realizadas junto a indústrias paulistas, onde o retorno sobre o investimento em programas de bem-estar corporativo renderam cinco vezes mais para cada real aplicado. Arantes também alertou sobre a importância de profissionais de Qualidade de Vida estarem aptos a calcularem não apenas o famoso ROI, mas também o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) dos programas de bem-estar para convencer o empresário a investir na área com base em dados mais precisos.
Já o diretor do Instituto para Saúde e Produtividade (IHPS) da Johns Hopkins University, Ron Goetzel, apontou os custos que problemas de saúde e desempenho podem causar não apenas para as empresas como também para nações como um todo. De acordo com o expert em avaliação de programas de bem-estar, o absenteísmo no Brasil consome 4% do Produto Interno Bruto gerado no ano. "Esse é um custo muito alto que toda a sociedade acaba pagando, por isso é fundamental investir em mudança de estilo de vida dos trabalhadores", afirmou Goetzel.
Além disso, o evento trouxe a apresentação dos casos de sucesso da IMPSA/PE, pela coordenadora do RH da indústria, Conceição Rocha, e da aplicação do programa de Alimentação Saudável do SESI/SC em empresas de pequeno, médio e grande porte pela nutricionista Márcia Burin, com depoimento ao vivo da técnica em segurança de trabalho da empresa catarinense Francisco Lindner, Aldacir Besbati.
Presente no evento, o diretor-regional do SESI/PE em exercício, Ricardo Essinger, avaliou que "o sucesso de eventos como esse está justamente em propiciar às indústrias pernambucanas o acesso a conhecimentos tão indispensáveis ao seu desenvolvimento". Para o superintendente da entidade, Ernane Aguiar, "promovemos esse fórum com o intuito de municiar as indústrias locais com um aparato capaz de elevar seus resultados".
Apresentações dos palestrantes:
Dr. Eduardo Ferreira Arantes (Sesi/SP) | Baixar |
Ron Z. Goetzel, Ph.D. (IHPS/EUA) | Baixar |
Conceição Rocha (IMPSA/PE) | Baixar |