03/10/2014

​​​SESI/PE reúne especialistas para identificar novas soluções em SST ​​

Profissionais e técnicos em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) se uniram, na última quarta-feira (1º), para discutir e identificar soluções adequadas às atuais demandas do setor industrial na área.  Sob articulação do SESI/PE, eles participaram dos Painéis de Especialistas de Prevenção de Acidentes e de Ergonomia, ambos realizados na Casa da Indústria, no Recife.  O resultado do encontro será encaminhado ao Departamento Nacional do SESI e deverá subsidiar a criação de novos produtos/serviços​ em SST para a indústria.

Durante os painéis, foram apresentados dados estatísticos sobre SST entre os anos 2008 e 2012, que serviram como base para o debate entre os participantes. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPES​/MPS 2012​), foram concedidos, apenas em 2012, quase 5 milhões de benefícios, dos quais 86,7% eram previdenciários, 6,7% acidentários e 6,6 % assistenciais. Isso significa cerca de R$ 4,5 bilhões gastos em benefícios pelo governo. "O cenário atual, frente à legislação em vigor, orienta as organizações a assumirem uma postura cada vez mais eficiente na gestão da SST, incorporando essa atitude ao negócio das empresas", avalia o engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI/PE, André de Paula.

Esses foram o segundo e terceiro painéis realizados pelo SESI/PE, este ano. Em agosto, 23 profissionais participaram do "1° Painel de Especialistas em SST da Mineração", realizado em Araripina, no Sertão do Estado. "Os encontros têm como princípio a ação moderadora do SESI em discussões de grupos, nos quais os integrantes interagem para identificar as necessidades de prestação de serv​iço para o setor e onde o SESI pode contribuir com soluções", explica André de Paula. 

O próximo Painel, previsto para novembro, terá como foco "Gestão do Absenteísmo". Informações pelo telefone (81) 3412.8584.