06/04/2015

​​​​SESI/PE inicia treinamentos em Normas Regulamentadoras​​

Sete industriários da Usiminas, instalada em Suape, formam a primeira turma certificada pelo SESI/PE em Normas Regulamentadoras (NRs), instituídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para garantir a segurança e a saúde ocupacional. A "estreia" do novo serviço aconteceu entre os dias 24 e 30 março, com a capacitação dos profissionais nas NRs 33 e 35, que tratam do trabalho em altura e espaços confinados.

Líder no mercado brasileiro de aços planos​, a Usiminas confiou ao SESI a responsabilidade de atender as empresas do grupo em Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da sede em Minas Gerais. "Na filial daqui, as capacitações serão intensificadas a partir de junho, q​​uando haverá expansão da fábrica e da força de trabalho", disse a coordenadora do programa de Educação Continuada do SESI/PE, Grace Barbosa.

Outras indústrias interessadas também podem solicitar o serviço pelo telefone (81) 3412.8352 ou pelo e-mail educacao.continuada@pe.sesi.org.br. "Inicialmente, estamos trabalhando com as NRs 11, 33, 35, mas o nosso objetivo é ampliar, de forma gradativa, o rol de capacitações oferecidas", afirmou Barbosa, lembrando que toda empresa com funcionários em regime celetista deve seguir as NRs.

Serviço - Os treinamentos são ministrados por técnicos em Segurança e Saúde do Trabalho (SST), utilizam material didático personalizado e contemplam, também, a realização de aulas práticas nas instalações da empresa, com demonstrações do devido uso e manuseio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Proteção Coletiva (EPCs). Os cuidados específicos para cada trabalhador, de acordo com a exposição da sua atividade laboral, também são observados ao longo do curso.