30/06/2015

​SESI/PE capacita na NR-35 de trabalho em altura

 

As quedas são responsáveis por 40% dos acidentes de trabalho registrados no país, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. Com intuito de prevenir esse tipo de problema que afeta empresas e trabalhadores, o SESI/PE capacita as indústrias do Estado na Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), que orienta a respeito das atividades produtivas realizadas em altura. No curso, técnicos de segurança e enfermagem da entidade ensinam sobre análise de risco, conduta em situações de emergência e técnicas de primeiros socorros.


"Um dos pontos principais do treinamento é que o trabalhador sai habilitado a garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos direta e indiretamente com as atividades desempenhadas a partir de alturas acima de 2 metros do chão", afirma a coordenadora de Educação Continuada do SESI/PE, Grace Barbosa.


O apontador de obra da Construtora Bosque das Vilas Construções, José Gabriel Ribeiro, já sente a diferença no canteiro da Vila Formosa Formatto. "Depois que o treinamento foi realizado aqui, o pessoal compreende melhor a necessidade de utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva. Eles mesmos passaram a se policiar quanto ao uso e entendem quando o técnico corrige a forma como o equipamento está sendo empregado. Agora eles também já sabem como agir, caso ocorra algum incidente", relata.


Além dessa norma, o SESI/PE também oferece capacitações nas NRs 11, que prevê a segurança em movimentação de carga, e 33, que estabelece regras para o trabalho em espaços confinados. Empresas interessadas devem entrar em contato com a unidade do SESI/PE mais próxima (a lista com os endereços e telefones pode ser obtida em www.pe.sesi.org.br/unidades), pelo telefone (81) 3412.8330 ou ainda pelo WhatsApp (81) 8829.3330.​