05/09/2014

​SESI/PE amplia preparação de jovens para a carreira industrial

A Rede SESI de Educação dá mais um passo na preparação de jovens profissionais para o setor industrial. A partir deste mês, a entidade passa a oferecer atividades formativas de orientação/preparação aos estudantes, com foco na formação para o mundo do trabalho. A ideia é que os alunos adquiram mais conhecimentos sobre as habilidades e competências, pessoais e profissionais, exigidas pelas empresas na hora de contratar. ​

"Ao mesmo tempo em que aumenta as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho, a entidade atende à demanda da indústria por profissionais cada vez mais qualificados, não apenas na parte técnica, mas também comportamental", afirma o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar.

Inicialmente, serão beneficiados mais de 300 alunos da Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (Ebep) das Unidades do Ibura, Casa Amarela e Paratibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR); e de Caruaru, no Agreste do Estado. Até novembro, eles participarão de oficinas e palestras sobre postura profissional, processo seletivo e elaboração de currículo. Cada encontro terá três horas de duração, dentro do horário escolar.

"Além das atividades formativas, também faremos, em novembro, uma articulação com as indústrias da RMR e do Agreste para que os alunos concluintes participem dos processos seletivos das empresas. Nosso objetivo é que o empresário reconheça o SESI, também, como um banco de talentos para a indústria", explica a analista de projetos do SESI/PE, Maria José da Silva, à frente da novidade.

Ampliação - Em 2015, as ações serão ampliadas para todas as escolas do SESI/PE,  com a oferta de mais atividades, como: identificação de aspectos sobre o perfil profissional, orientação vocacional, palestras motivacionais com foco n​o mundo do trabalho e também sobre a profissão de nível técnico e o mercado de trabalho.