05/06/2014

​​​​SESI Cozinha Brasil ensina receitas criativas para o Sã​o João

Este mês, o programa SESI Cozinha Brasil vai entrar no clima do São João e ensinar receitas saudáveis com a cara e o sabor das festas juninas. Detalhe: t​​odas feitas a partir do aproveitamento integral dos alimentos, ou seja, sem desperdiçar partes que geralmente vão para o lixo, como o bagaço do milho. As primeiras turmas serão realizadas nos próximos dias 10 e 11, no SESI de Jaboatão dos Guararapes (Rua Barão de Lucena, 251). ​Para participar, basta comparecer ao local, munido de cópia da identidade ou CPF. Estão disponíveis 50 vagas gratuitas no turno da manhã, com aulas a partir das 8h; e outras 50 à tarde, a partir das 14h. A iniciativa acontece em parceria com a empresa Laticínios Guararapes.

Bolo de abóbora com coco, bolo de bagaço de milho e até sopa creme de abóbora estão entre as receitas que serão ensinadas no curso. "Nosso objetivo é mostrar à população e aos profissionais do ramo alimentício que é possível adotar uma alimentação saudável, sem gastar muito. Através do aproveitamento integral dos alimentos, conseguimos estimular hábitos alimentares saudáveis e evitar o desperdício, sem abrir mão do sabor", diz a coordenadora do programa SESI Cozinha Brasil em Pernambuco, Vera Thomas.

Além de Jaboatão, o curso também passará por Abreu e Lima, nos dias 18 e 19, onde serão capacitadas 100 merendeiras da rede municipal, com apoio da Bombril. De 27 a 28, é a vez de Pau Amarelo receber o programa, através de parceria com a empresa Toledo. Serão duas turmas de 50 alunos, abertas à comunidade, em local a ser definido.

Outras empresas interessadas em fechar parcerias com o programa SESI Cozinha Brasil devem entrar em contato pelo telefone (81) 3412.8343. As turmas podem ser formadas pelos próprios funcionários ou abertas à população.

Aprenda preparar o Bolo de Bagaço de M​​​ilho:

Ingredientes:
3 ovos
3 xicaras do bagaço do milho
1 xicara de leite
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de fermento em pó
2 xicaras de farinha de trigo
2 xicaras de açucar

Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Rale o milho e separe o bagaço, passando pela peneira. Bata no liquidificador o bagaço de milho junto dos demais ingredientes. Acrescente as claras em neve e mexa delicadamente. Leve para assar no forno pre-aquecido (10 minutos - 280º forno normal). A média para assar é de 30 a 40 minutos.​