17/04/2017

​Promoção da saúde alavanca a produtividade nas empresas


Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a Jornada ABQV chegou a Pernambuco, dia 11 de abril, em parceria com o SESI. O encontro aconteceu no auditório da Casa da Indústria e trouxe nomes fortes do segmento, como o presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Eloir Edilson Simm, anfitrião e palestrante do evento, que apresentou, junto a outros convidados, um panorama dos investimentos e resultados em promoção da saúde na indústria.
 
Para Simm, a promoção da saúde vem antes da prevenção, já que só é possível prevenir o que é ruim, como doenças e acidentes. “As empresas precisam promover a saúde e a mais vantajosa das iniciativas é a imunização. As vacinas cumprem papel fundamental na sociedade e ainda é o investimento mais barato com resultado maior”, afirmou.
 
O presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e doutor em ciências do Movimento Humano, Mauro Barros, destacou a importância da análise correta de dados e indicadores para se obter êxito na gestão da qualidade de vida. “A improvisação ainda é uma constante nas empresas. A implantação e continuidade dos processos exige o investimento nas competências das pessoas e a contextualização das boas práticas na rotina da organização”, avaliou.
 
O Gerente de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida da CNI e médico do trabalho, Amilton Cabral Jr., e o especialista em Fator Previdenciário e E-Social em prol da promoção da saúde nas empresas, o médico do trabalho Ernst Schneider, além do case da Alpargatas também integraram o evento.
 
Para empresas - Em 2016, mais de 45 mil atendimentos foram realizados na área de vida saudável em Pernambuco, beneficiando 21,5 mil trabalhadores. Os mais procurados são o Ginástica na Empresa e o Circuito do Bem-Estar, uma ação personalizada e de caráter dinâmico, que possibilita atividades dentro e fora da empresa, onde o trabalhador recebe orientações de alimentação saudável, controle do estresse, comportamento preventivo, relacionamento saudável e atividade física, além de massagem e palestras sobre o tema.
 
O SESI oferece ainda, nas suas unidades ou dentro da empresa, modalidades esportivas como treinamento funcional, grupo de corrida, musculação, hidroginástica, natação, futebol de campo, futsal, quadra, caminhada, entre outras práticas esportivas, e eventos como a corrida SESI Dia do Trabalhador. Além disso, toda a grade de exames laboratoriais e clínicos, odontologia, audiometria, radiografia, espirometria e consulta com nutricionista fazem parte do escopo de atividades em saúde e segurança no trabalho do SESI Pernambuco.