05/12/2013

Projeto ViraVida inicia parceria com sindicatos

 

O Sindicato das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria de Pernambuco (Sindilimpe), filiado à FIEPE, é a primeira entidade representativa de classe a iniciar parceria com o Projeto ViraVida, do SESI, para inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social. Através da articulação, duas concluintes do curso de Assistente de Laboratório Químico e Microbiológico, oferecido em parceria com o SENAI, já foram contratadas pelas empresas Benzoquímica e Aquaflex, associadas ao Sindicato. Elas dão início, agora, a uma nova etapa na vida pessoal e profissional.

A analista administrativo do SESI, Maria José Andrade, conta que a parceria com o Sindilimpe teve início por meio de outra entidade sindical. "Em uma visita à Gerência de Projetos Especiais do SESI, o gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria de Pernambuco (Sinfacope), Francisco Brito, conheceu o projeto e fez questão de divulgá-lo entre os gestores de outros sindicatos, sensibilizando o Sindilimpe. A partir daí, o Núcleo de Empregabilidade do Viravida iniciou a articulação de vagas de emprego junto às empresas associadas", conta.

Desenvolvido desde 2009 em Pernambuco, o ViraVida já beneficiou quase 250 jovens através de cursos profissionalizantes, educação continuada e atendimento psicossocial. Mais de 85% deles foram inseridos no mercado de trabalho por meio de programas de aprendizagens, estágios, vínculo formal e empreendedorismo.

Ao todo, mais de 50 empresas parceiras já abriram suas portas para os alunos, entre elas Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte/Brilux, Seaway Confecções e RM Telecomunicações, que apoiam o Núcleo de Empregabilidade desde o início do projeto. "Esperamos que outras indústrias e sindicatos também possam entrar para esse time", finaliza Andrade.​