30/10/2017

Projeto Relix aporta em PE para estimular sustentabilidade ambiental

 
A segunda edição do projeto Relix, de educação para a sustentabilidade ambiental, retorna ao Estado, com patrocínio do SESI/PE, para sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente por meio de espetáculos exposições fotográfica, performances e ações de consciência sustentável. A abertura será realizada pelo superintendente do SESI/PE, Nilo Simões, nesta terça-feira (31), às 9h, no Teatro de Santa Isabel.
 
Haverá também apresentações gratuitas, às 15h e 19h, do dia 31 de outubro, no Teatro de Santa Isabel, e no dia 12 de novembro, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Outros dois espetáculos, um nacional e  outro internacional, se unem ao Espetaculix, que agora tratará também sobre resíduo eletroeletrônico, fundamental para a cadeia econômica da reciclagem e a preservação ambiental. A mostra fotográfica Expolixx aborda o universo e a força feminina das catadoras, contanto a biografia de algumas dessas profissionais e às comunidades, onde moram. O aplicativo de coleta seletiva foi renovado.
 
Além das ações culturais, o projeto vai doar 50 novas Ciclolix (bicicleta coletora desenvolvida pelo Relix) para associações e cooperativas de catadores. Totalmente alinhado com os 5 Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar​), o Relix 2017 vai reformar as 100 bicicletas doadas me 2014 para que continuem sendo utilizadas plenamente por muito tempo.
 
"Trata-se de uma importante iniciativa de educação ambiental e incentivo à economia verde. O SESI é parceiro do setor produtivo, indicando e apoiando soluções para o consumo racional de matérias-primas e ganho de competitividade com práticas inovadoras ligadas à sustentabilidade ambiental", diz o superintendente da entidade, Nilo Simões.​