18/02/2014

Programa do SESI melhora saúde e produtividade de industriários

Trabalhadores mais saudáveis, dispostos, produtivos e de bem com a balança. Este é o cenário encontrado na Gerdau Açonorte, primeira empresa do Estado a experimentar o programa Alimentação Saudável na Indústria, a mais nova iniciativa do SESI para promover a qualidade de vida dos industriários e contribuir para o aumento da produtividade no setor. Os resultados alcançados na empresa, que incluem mais de 180 quilos perdidos em conjunto e a melhora dos hábitos alimentares, foram apresentados pela nutricionista do SESI, Lídia Ramos, na última segunda-feira (17), durante a solenidade de encerramento do programa (foto).

Em agosto passado, 72 trabalhadores da Gerdau com fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, passaram a receber acompanhamento clínico-nutricional pelo SESI, dentro da própria empresa. Também foram realizadas palestras, oficinas e cursos, onde os colaboradores receberam informações sobre alimentação saudável, combate à obesidade e saúde do coração.

"Mais da metade dos selecionados estavam acima do peso, com obesidade.  Com o programa, conseguimos reduzir a incid​ência da obesidade I em 13% e da III em 4%. Além disso, o percentual dos trabalhadores que praticam atividade física passou de 25% para 80%. Também conseguimos reduzir em quase 30% o consumo de frituras e embutidos e em quase 40% o de refrigerantes e doces. Em contrapartida, os industriários elevaram em média 30% o consumo de saladas, verduras e legumes. É uma verdadeira mudança de hábitos", comemora a nutricionista.

O assessor da engenharia da empresa, Alberto Moraes Barbosa, 45 anos, também celebra os resultados alcançados. "Perdi 14 kg em seis meses, sendo que 12 desses foram já nos primeiros dois meses de Programa. O acompanhamento constante da nutricionista do SESI foi fundamental para não desanimar. Perdi peso, circunferência abdominal e ganhei motivação para o trabalho, mais disposição", conta.

Diante dos resultados expressivos, a gestora da RH da Gerdau, Daniella Lima, já pensa na continuidade do Programa. "Os resultados foram impactantes e muito positivos. Dos 72 participantes, 53 concluíram o projeto com mais de 180 kg eliminados e mais de dois metros e meio de circunferência abdominal perdidos. A empresa ganhou funcionários saudáveis, dispostos e mais produtivos. Nossa intenção é continuar o programa do SESI por, pelo menos, mais seis meses", afirmou.

Empresas interessadas no programa Alimentação Saudável na Indústria devem entrar em contato pelo telefone (81) 3412.8343.​