10/07/2018

​​​Pernambuco conquista medalhas na Olimpíada 

 

As equipes de robótica do Sesi Ibura (New Atom) e do Sesi Paulista (Legomito) tiveram ótimos desempenhos na Olimpíada do Conhecimento (OC), de 3 a 8 de julho, com as conquistas do 1º lugar no "Desafio Robótica na Indústria" e "Desafios em Alianças" (missões em dupla), respectivamente . Participaram ainda da OC alunos de Goiana, Camaragibe e Escada, em um  total de 48 grupos de 24 estados, todos integrantes do Ensino Médio do Sesi e Profissionalizante do Senai.  

Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na Capital Federal, a Olimpíada do Conhecimento (de 5 a 8 de julho) deu sequência ao Encontro Nacional da Indústria (realizado no mesmo local, nos dias 3 e 4), recebendo mais de 46 mil visitantes, incluindo autoridades do Executivo e Legislativo, das federações estaduais de indústria, de empresas e mais de 5,5 mil estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

Durante o evento, foram assinados acordos de cooperação internacional do SENAI: um com a Embaixada da Costa do Marfim no Brasil e com o Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDES) do Panamá. Também integrou o evento a Mostra Inova (com quatro projetos catarinenses) e o Grand Prix de Inovação.

Outra atividade da Olimpíada do Conhecimento 2018 foi a cerimônia da Passagem da Bandeira WorldSkills. O estandarte começou sua jornada na WorldSkills Abu Dhabi (2017), foi para a Estação Espacial Internacional por 3 meses antes de retornar a Terra, depois passou pela Espanha, onde foi realizada a primeira Competição Profissional e visitou outros 16 países que já foram sedes das Competições WorldSkills. Do Brasil (sede em 2015) a bandeira retornará para a Rússia para viajar por todo o território russo antes de finalmente chegar em Kazan, para a Cerimônia de Abertura da WorldSkills Kazan 2019 em agosto do próximo ano.