31/08/2017

Paulista ganha Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho do SESI

​Unidade tem capacidade para realizar 14 mil atendimentos mensais com preços acessíveis


Jailton Alves, de 42 anos, funcionário da Central de Tratamento de Resíduos (CTR-PE), que fica em Igarassu, foi uma das 30 pessoas atendidas na inauguração do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) que o SESI/PE abriu em Paulista, nesta quinta-feira (31). Na ocasião, foram realizados 120 atendimentos, entre consultas médicas, odontológicas e exames para empresas e população.


O núcleo foi aprovado pelo industriário. "Aqui é mais confortável e rápido", avalia Jailton sobre o posto que possui aproximadamente 460 m² e funciona nas dependências do SESI de Paulista. O local tem capacidade para realizar 14 mil atendimentos mensais, sendo 2 mil consultas ocupacionais e 12 mil exames laboratoriais, de imagem e outros mais raros como audiometria, que mede a saúde auditiva, e espirometria, que afere as condições pulmonares do indivíduo. Serviços esses disponíveis para o público em geral e também para as empresas, que contam ainda com os programas de segurança exigidos pela legislação e os laudos técnicos.


“Ficamos satisfeitos que essa estrutura, criada para ser o mais completo centro de saúde do trabalhador da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife e da Mata Norte, esteja alcançando seu objetivo”, afirma o presidente da FIEPE e do SESI/PE, Ricardo Essinger, sobre as avaliações do público. “O núcleo também vai facilitar o atendimento às indústrias, já que as unidades móveis poderão se deslocar para realizar os procedimentos dentro das próprias empresas”, acrescenta o superintendente do SESI/PE, Nilo Simões. A iniciativa pretende beneficiar as mais de 750 indústrias da área e seus quase 40 mil trabalhadores.


O centro de SST do SESI Paulista fica, na Rua São Pedro, 2.800, Arthur Lundgren I e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (81) 3433.0134.


Postos - Além do núcleo de saúde em Paulista, o SESI/PE também possui um posto avançado de SST no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, e outro em Trindade, no Sertão, mais duas unidades especializadas em serviços de saúde, na Mustardinha e no Espinheiro, ambas em Recife. Todos esses centros praticam preços populares. Outras informações 0800.600.9606 (ligação gratuita).


Inauguração – A cerimônia de inauguração do Núcleo de SST em Paulista contou com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, fomentador do  projeto, no qual foram investidos R$ 800 mil da idealização ao seu funcionamento. “O Conselho não poderia deixar de apoiar uma iniciativa como esta que fortalece a indústria pernambucana”, destaca Sousa.


Também prestigiaram a solenidade, os conselheiros e diretores do Sistema FIEPE, José Pacífico, Otiniel Barbosa, Samoel Gomes, Fernando Teixeira; os diretores de Operações, Eveline Remígio, Administrativo e Financeiro do SESI/PE, Ricardo Rodrigues, além de gerentes da entidade e autoridades municipais.