12/05/2014

​​Mutirão arrecada o triplo de material reciclável no Recife


Com apoio do SESI, o Movimento Limpa Brasil conseguiu retirar, neste final de semana, mais de 33 toneladas de material reciclável do meio ambiente no Recife. O triplo da meta estipulada para a cidade pela iniciativa, que pretende sensibilizar a população das cidades sedes da Copa do Mundo da Fifa a descartar corretamente o lixo. O resultado foi alcançado durante o mutirão pela limpeza que foi lançado na sede do Serviço Social da Indústria em Pernambuco, no sábado (10), pela manhã, e terminou, no domingo (11), à tarde, em show com artistas locais que reforçaram a mensagem de preservação ambiental.

Além de capacitar alunos e colaboradores de suas unidades na Região Metropolitana do Recife, desde abril, o SESI mobilizou as indústrias da localidade para participarem do Movimento. “Essa ação demonstra nosso compromisso em construir um desenvolvimento industrial calcado na sustentabilidade, por isso mesmo assumimos nossa responsabilidade compartilhada junto aos demais setores que formam o tecido social de nosso Estado”, afirma o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) do Sistema FIEPE, do qual o SESI integra, Anísio Coelho.

A população que aderiu ao chamado do Movimento Limpa Brasil pôde entregar o material produzido em um dos 37 postos de coleta, incluindo a sede do SESI, na Casa da Indústria, e nas unidades do Vasco da Gama e Ibura. Todo o material arrecadado nestes dois dias será doado às cooperativas de catadores de lixo cadastradas na Prefeitura do Recife. Um dos fundadores do movimento, Tião Viana, agradeceu à entidade homenageando-a com uma placa em reconhecimento pela "prática do bem", entregue ao presidente do Contema, representando o Serviço Social da Indústria. Viana afirmou que “nosso desejo é que o Recife seja a capital da Sustentabilidade no Nordeste”.

Presente no evento, juntamente com outras autoridades, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, avaliou que "para limparmos o mundo, precisamos somar as ações". São parceiros do Movimento Limpa Brasil em Pernambuco, a FIEPE, Sindusgraf-PE, Simpepe, Sabão Bem-te-vi, Compesa, Celpe, Novo Jeito, Projeto Mundo Limpo, Mundo Melhor, Recife Praia Hotel e a Prefeitura do Recife. Apoiam a ação nacionalmente, Unesco, Ministério do Meio Ambiente, Avianca, TV Globo, Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável e Escoteiros.