21/10/2019

Alunos terceiranistas do SESI Vasco da Gama participaram, na tarde da última sexta-feira (18), de mais uma edição do Ciclo de Diálogos com os Feras. Dessa vez, a troca de experiências sobre faculdade e mercado de trabalho aconteceu com o oftalmologista João Vilaça e com a estudante de Medicina Júlia Sampaio. A ação, que ocorreu justamente no Dia do Médico, foi idealizada pela própria instituição com o objetivo de ajudar os estudantes na complexa escolha do futuro profissional.

"Quando se faz Medicina, você tem que ter disciplina e estudar bastante sempre. Com 17 anos, no meu último ano de escola, eu aumentei meus estudos e abdiquei de muita coisa. É preciso ter disciplina e saber dividir o tempo", aconselhou dr. João Vilaça. Já Júlia, que finalizou o curso de Nutrição, contou como foi a mudança o processo de mudança de curso. "Meus conflitos começaram no último semestre do curso, quando resolvi mudar. Precisei estudar muito. Para cursar Medicina, você precisa gostar de trabalhar com pessoas e de ajudar", detalhou.

A roda de conversa foi mediada pelo professor de Biologia e Robótica Braulino Fortunato. Os conselhos dos mais experientes foram ouvidos por cerca de 30 estudantes. Entre eles, Raynara Wanessa, 16 anos, que está se preparando para prestar vestibular para o curso de Medicina. "Eu sempre quis fazer o curso e essa palestra contribuiu muito para abrir meus horizontes, imaginar como vai ser no futuro, saber as dificuldades que vou enfrentar e como posso lidar com elas", contou.

De acordo com a gerente do SESI Vasco da Gama, Carolina Ferreira, a ideia do Ciclo de Diálogos com os Feras é realmente abrir os horizontes dos estudantes, mostrando como o mercado está se preparando para receber esses futuros profissionais. "Os alunos se sentem valorizados, reconhecidos. Queremos mostrar que nós, do SESI, estamos aqui para apoiá-los nessa trajetória de vida, e não apenas do vestibular", frisou a gestora.