25/05/2016

Maratona elabora soluções para facilitar aprendizagem


Mais de 60 voluntários entre alunos do SESI Ibura e membros de organizações não-governamentais, empresas e entidades participaram, no início do mês, da Maratona Educação Livre. Ação promovida pelo SESI/PE para criar soluções que facilitem a aprendizagem de matemática, português e habilidades comportamentais entre os jovens de modo a inseri-los no mercado de trabalho. O evento aconteceu no SENAI Areias e acabou rendendo muitos projetos educacionais que serão desenvolvidos em formatos de vídeo-aulas, games e etc para abastecer a plataforma digital www.educacaolivre.org.br que estará disponível para consulta gratuita a partir do segundo semestre deste ano.


Os voluntários foram divididos em três grupos compostos por representantes de cada instituição presente. A equipe amarela venceu a Maratona ao apresentar um conjunto de games que trabalhará questões de matemática básica, frações, medidas, temperatura, raciocínio lógico, porcentagem e interpretação de gráficos à medida que o usuário supere as fases do jogo. “Dessa forma, pretendemos mostrar aos jovens de 16 a 29 anos que o processo educativo pode ser muito estimulante e contribuir para sua inserção social”, afirma a coordenadora da Educação Básica do SESI/PE, Noêmia Fortunato.


“Através do projeto Educação Livre, o SESI/PE pretende fornecer, especialmente às indústrias, trabalhadores com capacidade de aplicar disciplinas básicas nas atividades de rotina e não tê-las apenas na teoria”, destaca a diretora de Operações da entidade, Eveline Remígio, lembrando que a meta é atingir 46 mil jovens em todo o país com a iniciativa.


Educação Livre é uma parceria entre o Sistema Indústria, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio do Instituto Alpargatas, o Coletivo Coca-Cola e a Organização Não-Governamental Ponto Cidadão, entre outros.