13/10/2015

​Jovens do ViraVida são novos agentes multiplicadores de prevenção às drogas​


Quatro turmas do projeto Formação Comunitária, do eixo de prevenção da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (Secod), receberam os certificados de conclusão de curso, na sexta-feira (9), em cerimônia na Casa da Indústria. O prefeito Geraldo Júlio entregou os documentos para as turmas, formadas por cerca de 100 alunos e técnicos do projeto ViraVida do Sesi, que agora são agentes multiplicadores de prevenção às drogas.

 

Os concluintes foram capacitados para o fortalecimento de uma cultura de proteção ao uso e/ou abuso de drogas. A formação de multiplicadores na comunidade tem como objetivo habilitar as lideranças comunitárias e instituições parceiras da secretaria para falar sobre as drogas sem barreiras. "Não é tão fácil sair das drogas quanto julgar. Estamos aqui para levar ajuda a lugares que os órgãos públicos não conseguem chegar, como as comunidades que moramos", disse a oradora do grupo e aluna do ViraVida, Rebeca Raíssa.

 

O diretor regional do SESI e presidente em exercício da FIEPE , Ricardo Essinger , explicou que a parceria entre a entidade e a prefeitura já existe no projeto Construindo Caminhos, onde o Núcleo de Empregabilidade do ViraVida atua em parceria com a prefeitura para encaminhar os jovens do programa do SESI para o mercado de trabalho. "As drogas causam cicatrizes difíceis de apagar; mas trabalhando em conjunto, podemos minimizar as sequelas pessoais e profissionais que o uso dessas substâncias causam nesses jovens", afirmou.

 

A secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife, Aline Mariano, disse que a ideia é expandir a iniciativa para outros órgãos e entidades e chegar a 1000 novos agentes capacitados no Recife.

 

Com informações da Prefeitura do Recife​