06/08/2015

Jovens do Ebep participam de oficinas para mercado de trabalho


Alunos da Educação Básica e Profissional (Ebep), do SESI e SENAI, participam, entre 03 e 07 de agosto, de oficinas sobre educação para o mundo do trabalho, no SESI de Araripina. Os módulos são Postura Profissional, Elaboração de Currículo e Processo Seletivo.

A ação faz parte do projeto Sesi Talentos e Oportunidades, que também contempla nesse período reuniões com representantes de empresas, para facilitar o encaminhamento a vagas de emprego, e com os pais dos estudantes, para apresentação do projeto. A iniciativa vai acontecer também no SESI Petrolina, de 26 a 30/10/15.

Estudo* - A pesquisa Transições da escola para o mercado de trabalho de mulheres e homens jovens no Brasil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), avalia que os jovens brasileiros são trabalhadores e, parte significativa deles, tem se esforçado para combinar trabalho e estudo. Com menos experiência e, em geral, pouca qualificação profissional, eles são os que sofrem primeiro quando o mercado de trabalho piora.

A maior chance de conquistar um emprego e um bom salário aumentou o interesse dos estudantes em relação ao ensino técnico de nível médio. Dados do Censo da Educação Básica, analisados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mostram aumento de 55,3% no número de matrículas nesses cursos, passando de 927.978 em 2008 para 1.441.051 em 2013.

Países da União Europeia, em 2010, segundo o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Educação Profissional, tinham em média 49,9% dos estudantes do ensino secundário também matriculados na educação profissional. Na Áustria, por exemplo, que registra o índice mais alto, 76,8% dos estudantes do secundário fazem ensino técnico. Finlândia vem em seguida com 69,7% e Alemanha com 51,5%. No Brasil, esse índice alcançou os 7,8% em 2013.

 

OFICINAOBJETIVOCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Elaboração de currículoOrientar os estudantes sobre a construção do currículo e sua importância na busca pelo emprego- ​Meus recursos para o trabalho;
- Currículo – Importância e dicas para elaboração;
- Elaboração currículo (atividade prática);
- Documentação exigida para o emprego.
Postura profissionalOportunizar aos jovens atividades que os levem a refletirem sobre o comportamento adequado no ambiente de trabalho​- Comportamentos adequados e inadequados no ambiente de trabalho;
- Minha bandeira profissional;
- Postura Profissional – comportamental, imagem, perfil almejado pelas empresas;
- Comportamento no trabalho - vídeo.
Processo SeletivoOrientar os estudantes sobre as técnicas e atividades mais comuns em processos seletivos e oportunizar o exercício prático sobre perguntas comuns em entrevista- ​Perguntas comuns em entrevistas de emprego;
- Processo seletivo -  técnicas e atividades mais comuns;
- O que não fazer em processo seletivo;
- Dicas de como se preparar para o processo seletivo.


*Com informações do Portal da Indústria.