26/10/2017

Jovens cientistas do SESI Araripina ganham bolsa CNPq

 

Única escola em Araripina a oferecer aulas de robótica e a ocupar o primeiro lugar no ranking do Enem, o SESI Araripina agora possui outro grande motivo para comemorar: dois jovens estudantes da unidade são os mais recentes bolsistas da CNPQ.

Jales Taelyson Rodrigues de Sá e Amanda Andrade de Alencar Ramalho, que apresentaram projetos na 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, promovida pela USP, em março deste ano, foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), durante um ano.

O professor José Jaildo Pereira da Silva, que acompanha os projetos de ciência da unidade, os mesmos serão auxiliados no desenvolvimento de projetos pela Universidade de São Paulo – USP. O grupo de Araripina ganhou o bronze na Febrace com a pesquisa sobre macaúba, uma planta da região usada como alternativa para resolver o problema da fome dos animais no período de estiagem.

Há dois anos, outra equipe de Araripina recebeu a prata na competição Ciência Jovem com uma pesquisa na área de paleontologia chamada Tesouros de Araxá, que abordou as descobertas de fósseis no sertão do Araripe.

Segundo o gerente de educação do SESI/PE, Michael Groarke, "o projeto de pesquisa, que foi apresentado na FEBRACE, tem, potencialmente, aplicabilidade em um processo produtivo, e, além de ser um caso de sucesso acadêmico de alunos do SESI, também se trata de uma iniciativa da unidade que pode ser muito valorizada pela indústria".