24/11/2017

Inscrições para 510 vagas gratuitas do Ebep terminam quinta (30)

​Programa busca facilitar inserção profissional de jovens carentes no mercado de trabalho

O SESI/PE encerra, nesta quinta-feira (30), as inscrições para o processo seletivo 2018 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada aos dependentes de trabalhadores da indústria de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. São 510 vagas em oito cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. Mais informações pelo telefone 0800.600.9606.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher um dos seguintes cursos técnicos: Administração, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Mecânica, Química e Técnico em Refrigeração e Climatização. Confira na tabela abaixo, onde serão oferecidos os cursos técnicos.

Pode concorrer apenas dependentes de pessoas de baixa renda que trabalham em padarias, pastelarias, pizzarias e confeitarias, oficinas mecânicas, gráfica, construção civil, fabricação de tijolos e telhas, móveis, bebidas, doces, biscoitos, massas e alimentos, marmorarias, confecção de roupas, calçados, bolsas e material de viagem, empresas que fabricam material de limpeza e gelo, gesso, cimento, adubos, plantação, corte e beneficiamento de cana-de-açúcar, empresas de refrigeração e climatização, instalação e manutenção de redes e telecomunicação e outras indústrias. O candidato deve ter nascido, no máximo, em janeiro de 2001 e apresentar documento comprobatório de conclusão do 9º ano.

“Nosso intuito é formar uma mão de obra qualificada para o setor produtivo, ao mesmo tempo que facilitamos a inserção profissional do jovem filho do trabalhador da indústria de baixa renda, pois ao concluir os estudos, ele já estará com o certificado de formação profissional nas mãos”, afirma o superintendente do SESI/PE, Nilo Simões. “Além disso, acreditamos que viabilizar uma educação de qualidade para a população menos abastada é o caminho mais seguro para a ascensão social”, conclui. Ele lembra que nesta edição do Ebep, a entidade fornecerá pela primeira vez gratuitamente o fardamento completo e o material didático.

As inscrições devem ser feitas nas unidades do SESI/PE, onde o aluno pretende estudar. São elas: Ibura e Vasco da Gama, no Recife; Cabo de Santo Agostinho e Paulista, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; Escada e Goiana, na Zona da Mata; Petrolina e Araripina, no Sertão. Os endereços e o edital estão disponíveis aqui.

 

Onde estudar:

Local de InscriçãoQtd de VagasCurso Técnico Disponível Vagas por cursoEscola do Ensino MédioEscola do Ensino Técnico
Região Metropolitana do Recife ​ ​ ​ ​ ​
SESI Ibura (Recife) ​80 ​Automação Industrial40SESI Ibura ​SENAI Areias ​
Eletrotécnica40
SESI Vasco da Gama (Recife) ​ ​100 ​ ​Automação Industrial25SESI Vasco da Gama ​ ​SENAI Santo Amaro ​ ​
Mecânica50
Refrigeração e Climatização25
SESI Cabo de Santo Agostinho ​ ​100 ​ ​Eletromecânica30SESI Cabo de Santo Agostinho ​ ​SENAI Cabo de Santo Agostinho
Eletrotécnica30
Logística40
SESI Paulista80Química80SESI PaulistaSENAI Paulista
Zona da Mata ​ ​ ​ ​ ​
SESI Escada20Eletromecânica20SESI EscadaSENAI Cabo de Santo Agostinho
SESI Goiana40Automação Industrial40SESI GoianaSENAI Goiana
Agreste ​ ​ ​ ​ ​
SESI Caruaru40Mecânica 40SESI CaruaruSENAI Caruaru
Sertão ​ ​ ​ ​ ​
SESI Araripina25Eletromecânica25SESI AraripinaSENAI Araripina
SESI Petrolina25Administração25SESI PetrolinaSENAI Petrolina