23/11/2015

​Feira do Empreendedor mostra talento de alunos do SESI/PE

Cerca de 200 alunos do segundo ano do Ensino Médio do SESI/PE participaram de Feiras do Empreendedor, promovidas pela instituição, nos últimos dois meses. Os estudantes das unidades Ibura, na Região Metropolitana do Recife, e Goiana, na Zona da Mata, desenvolveram empresas fictícias e apresentaram-nas ao público. A ideia do projeto interdisciplinar foi fortalecer as competências empreendedoras e inovadoras dos alunos permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do currículo escolar de modo a prepará-los para a inserção no mercado de trabalho.

No Ibura, o evento, que aconteceu no dia 4 de novembro, chegou a 5ª edição e abordou a temática do plano de negócios como base para o início de uma empresa. Nele, os alunos criaram empresas de tecnologia, energia, empreendimentos culturais, indústrias alimentícias, entre outras. “É mais uma iniciativa do SESI para desenvolver uma Educação voltada para o mercado de trabalho, pois leva os alunos a refletirem sobre o mundo corporativo de uma forma mais concreta, levando-os, inclusive, a pesquisarem novas ferramentas de gestão”, afirma o gerente da Unidade Ibura, George Modesto, mencionando o canvas, que o grupo de alunos que criou a empresa fictícia de energia sustentável, CEET, aplicou ao projeto da Feira.

A ação foi tão promissora, que alguns estudantes já pensam em levar o projeto adiante. “A feira nos deu a oportunidade de pesquisar o mercado de cupcakes e ver a viabilidade do negócio. Então, decidimos aproveitar para lançar hoje, na Feira, a Karaôcake, empresa de cupcakes personalizados”, afirma Letícia Rodrigues, aluna do 2º D, da Unidade Ibura. “Outro ponto importante é que permitiu aplicar os conhecimentos que estou aprendendo no curso técnico de administração, que estou fazendo no SENAI”, complementa a aluna do programa de Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep), uma parceria do SESI com o SENAI.

Em Goiana, a Feira aconteceu no dia 22 de outubro com temática livre para os alunos do Ebep.