05/02/2018

 Escola Belo Jardim inicia atividades no Agreste

 

A primeira escola do SESI no Brasil formada apenas por filhos de trabalhadores da indústria já começou a funcionar, na cidade de Belo Jardim, no Agreste Pernambucano.  A solenidade de inauguração, na sexta-feira (2) foi o marco para o início das atividades.

O coral do Grupo Moura trouxe a legítima música nordestina para a abertura do evento, com sucessos de Luiz Gonzaga, e outros compositores da região. O grupo é formado por funcionários das empresas Moura e alunos do curso de licenciatura em música do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e faz parte das ações do Instituto Conceição Moura,  de incentivo à formação musical de crianças e jovens e expressão artística como parte do processo educativo.

O superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões, ressaltou a importância e esforço da equipe em deixar tudo pronto para o ano letivo de 2018, e buscar a adesão dos dependentes de industriários, com idade a partir dos seis anos. "Nossa meta é aumentar o número de vagas para os primeiros anos do Ensino Fundamental no próximo ano", acrescentou. A Rede de Educação do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) ficou no 35º lugar entre as melhores escolas do Estado no ranking do Ministério da Educação, divulgado quarta-feira (31/01).

O secretário de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, Ricardo de Oliveira Ferreira, representou a prefeitura do Município em discurso comovente. "Numa sociedade marcada por diferenças e desigualdades, a educação é a única forma de alcançar algo de bom na vida de um filho de trabalhador. Esse é um momento único para nossa cidade, com a chegada da escola do Sesi Belo Jardim, e sua impecável estrutura e metodologia de ensino. Vamos ter uma ajuda grandiosa na formação ética dos jovens, que vão receber o ensino de uma profissão e também de cidadania", afirmou.

Após o descerramento da placa de inauguração pelas autoridades presentes, na presença de convidados como Andréa Mendonça, irmã do ministro da educação, Mendonça Filho, equipe pedagógica e também alunos e pais dos estudantes já matriculados, todos foram conhecer as instalações da unidade. Salas de aula e de leitura decoradas de forma lúdica, laboratório de ciências, sala de professores, entre outros espaços foram ocupados pelas crianças, que estavam ainda mais motivadas para começar o ano letivo em Belo Jardim.