24/07/2015

​Encontro debate currículo escolar voltado ao Mundo do Trabalho


Promover uma educação básica de qualidade é a aposta do SESI/PE para formar uma mão de obra apta a atender as necessidades da indústria moderna e reduzir a distância entre o aluno e o mercado de trabalho. Assim, a entidade realizou, entre os dias 22 a 24, o 7º Encontro de Educadores, cuja temática foi desenvolver as competências dos estudantes por meio de um currículo cada vez mais contextualizado com a realidade.


Duzentos e vinte profissionais da Rede de Educação do SESI/PE passaram os dois primeiros dias do Encontro, na Unidade do Cabo, em oficinas de capacitação dedicados a traçar estratégias para viabilizar o aumento do foco nas Ciências Aplicadas, projetos de aprendizagem, atualidades e oficinas tecnológicas ao abordar o conteúdo curricular. Já no último dia, na Casa da Indústria, os educadores voltaram suas atenções para o Portal Educar, ferramenta de suporte às atividades pedagógicas que dispõe de quase 10 mil recursos audiovisuais, apostilas, planos de aula, simulados, etc.


O Portal, disponível a partir de agosto, também possui uma área de pesquisa para alunos e redes sociais para promover a interação entre a equipe pedagógica, alunos e responsáveis. Um destaque da ferramenta é o Geekie, aplicativo que personaliza o processo educativo dos estudantes do Ensino Médio, ao traçar um diagnóstico customizado dos pontos fortes e fracos da aprendizagem dos alunos em comparação ao Enem.


Presente no encerramento do Encontro, o presidente da FIEPE e diretor regional do SESI/PE, Ricardo Essinger, destacou que “os educadores são imprescindíveis para promover uma educação de qualidade e tornar o SESI uma rede de referência na formação de mão de obra industrial”. Já o superintendente da entidade, Ernane Aguiar, ressaltou que “o Encontro e os demais investimentos que o SESI tem realizado, apesar da delicada situação econômica do país, ocorrem em prol da Educação, melhor caminho para superar os problemas atuais e fomentar uma indústria competitiva”.


Estiveram presentes no evento, o gerente executivo de Educação e Cultura do SESI Nacional, Sérgio Gotti, a diretora de Operações do Departamento Regional em Pernambuco, Eveline Remígio, e o gerente de Educação do SESI/PE, Michael Groarke.