30/01/2017

Encontro capacita educadores em novas metodologias para o Enem


Comprometido em prover uma mão de obra qualificada para a indústria, o SESI/PE tem investido cada vez mais em viabilizar o ingresso de seus alunos em carreiras que atuam no segmento. Para isso, o 9º Encontro de Educadores da Rede SESI/PE focou suas atenções na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 164 professores, supervisores e administradores das 12 escolas que compõem a Rede participaram, de quarta (25) até a última sexta-feira (27), em Recife e Paulista, de palestras e oficinas com profissionais renomados, cedidos pela Editora FTD, para discutir as novas metodologias e estratégias para aperfeiçoar ainda mais os resultados dos alunos no certame.


O educador e autor de livros de Biologia, José Arnaldo Favaretto, abriu o evento, na Casa da Indústria, ressaltando que a construção de sentido é a chave para vencer os desafios da educação na atualidade. Como os conteúdos se renovam e surgem com muita velocidade e as tecnologias parecem bem mais atraentes para os alunos do que a escola, Favaretto orientou que os educadores precisam ser capazes de realizar uma curadoria dos conteúdos, abordá-los interdisciplinarmente e não esquecer de contextualizá-los. Outro caminho é criar estratégias de diferenciação ao abordar o conteúdo para despertar o interesse daquele aluno que normalmente não se identifica com a disciplina. “Acessibilidade não é um privilégio, é um direito, especialmente, em se tratando da acessibilidade ao conhecimento”, ressaltou Favaretto.


Já os segundo e terceiro dias foram destinados às oficinas, que aconteceram no SESI Paulista. Enquanto os professores do Ensino Fundamental trabalharam a contextualização dos conteúdos por meio da interdisciplinaridade e a interação da aprendizagem por nível de dificuldade na elaboração de questões e provas; os do Ensino Médio trataram sobre a aprendizagem significativa e a importância dos aulões e simulados atualmente. As contribuições que instrumentos como Geekie, portal que permite uma preparação para o Enem personalizada por aluno; atendimento psicológico; a robótica educacional e os torneios podem dar para os alunos obterem um bom resultado no Enem também foram abordadas. Outro ponto alto do Encontro, foi o compartilhamento das melhores práticas e projetos adotados pelas escolas do SESI/PE.


“Este é um momento especial para a Rede SESI/PE, pois à medida que capacitamos nossos educadores, investimos diretamente na qualidade da Educação oferecida aos nossos alunos e contribuímos para uma indústria mais competitiva”, avalia o superintendente da entidade, Nilo Simões.


Abertura - Estiveram presentes à abertura do 9º Encontro de Educadores do SESI/PE, os diretores administrativo e financeiro, Ricardo Rodrigues, e de Operações, Eveline Remígio, e o gerente da Unidade de Educação da instituição, Michael Groarke. Os coordenadores comercial, Willians da Cunha, e pedagógica da Editora FTD, Andréa Moretti, também prestigiaram a solenidade.