03/02/2016

Educadores planejam ações para aperfeiçoar formação de alunos


Cerca de 200 professores, administradores e supervisores escolares da Rede SESI/PE de Educação participaram, nos dias 1º e 2 de fevereiro, do VIII Encontro de Educadores da instituição. A unidade Vasco da Gama abriu as portas para o evento que tratou a importância do planejamento na formação dos alunos e sua preparação para o mundo do trabalho. Para isso, a entidade trouxe o renomado palestrante Alfredo Gomes da Costa que apresentou como a Pedagogia da Presença pode auxiliar a obter o melhor desenvolvimento dos alunos. O treinamento no Sistema de Gestão Escolar e as oficinas de planejamento anual por área de conhecimento arremataram a programação.


O palestrante Alfredo Gomes demonstrou que é fundamental haver um alinhamento entre o projeto de vida do indivíduo e o plano de carreira. Gomes também destacou a relevância de traçar um plano de ações integradas para tornar real o que foi planejado e o papel do educador para potencializar o desenvolvimento do aluno através de uma abordagem integral, ou seja, conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e crenças. "A pedagogia da presença ajuda a turbinar o desenvolvimento das pessoas e seus talentos", afirma Gomes. Ao final, houve um momento para esclarecer dúvidas de como aplicar a metodologia no planejamento e prática educacionais cotidianos.


As oficinas priorizaram o planejamento alinhado entre as 11 escolas que compõem a Rede, de modo a padronizar os conteúdos estudados sem prescindir as necessidades de cada região e a liberdade do educador na abordagem. "As oficinas também promoveram a disseminação das melhores práticas adotadas", disse a analista de Educação, Noêmia Fortunato. Já o professor de química da Unidade de Araripina, Jaildo Silva, avaliou que o "Encontro serviu para repensar a prática, discutir nossa realidade e nos aperfeiçoarmos tendo em vista alcançar o resultado na formação do aluno".


Realizado pela primeira vez no início do ano, a expectativa é de que o evento seja útil para aprimorar ainda mais os resultados "no Enem, na inserção no mercado de trabalho e na vida dos nossos alunos, pois acreditamos que é isso o que os pais desejam ao optar por colocar o filho para estudar em uma escola do SESI", destaca o gerente de Educação da instituição, Michael Groarke.


Presente na abertura do evento, o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, ressaltou "focamos em qualificar nossos professores para promover uma educação de qualidade". Também estiveram presentes na ocasião, o diretor administrativo e financeiro da entidade, Ricardo Rodrigues, e o gerente da unidade Vasco da Gama, George Modesto.