25/09/2014

​​​SESI ​Cozinha Brasil participa de Fórum na África do Sul​

O SESI Pernambuco apresenta no Fórum Global de Nutrição Infantil, de 29 de setembro a 03 de outubro, em Johanesburgo, na África do Sul, a tecnologia social do Cozinha Brasil, projeto que incentiva o uso integral dos alimentos, talos, cascas, sementes em receitas nutritivas e evita os desperdícios.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do projeto no Estado, Vera Thomas, a entidade foi convidada pelo resultado positivo da ação que capacitou cerca de 5.600 merendeiras nos cursos, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado, desde 2008. No ano passado, o SESI​/PE também participou do Fórum, na Costa do Sauípe, na Bahia. Além da nutricionista, estarão presentes uma comissão do Cozinha Brasil do Rio de Janeiro e o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.

"O SESI tem expertise em elaborar receitas baratas e com ingredientes que estejam na safra, o que barateia os custos na alimentação escolar. A tecnologia deu tanto certo que já foi exportada para outros países, como Moçambique, Uruguai, Paraguai, Unduras e El Salvador", diz Vera Thomas.

Fórum Global de Nutrição Infantil  - Desde 1997, a Global Child Nutrition Forum reúne anualmente líderes de países em desenvolvimento para cinco dias de treinamento intensivo, assistência técnica e planejamento, tudo voltado para o estabelecimento de programas de alimentação escolar sustentáveis operado de países. Ao partilhar os seus conhecimentos, experiências e desafios, uma aliança mundial informal de líderes dedicada ao avanço da alimentação escolar, vem evoluindo  com o início ou expansão de programas de alimentação escolar ligados à produção agrícola local.