13/01/2015

Conexão Mundo leva estudantes para intercâmbio nos EUA


Neste sábado (17), 10 alunos do SESI e SENAI Pernambuco embarcam rumo à cidade de Denver, no estado americano do Colorado. Lá, eles realizam o sonho de conhecer um novo País e aperfeiçoar a fluência no inglês, competência cada vez mais exigida aos profissionais do setor industrial. A viagem - 100% custeada pelas entidades - coroa o desempenho dos jovens na segunda edição do programa Conexão Mundo, desenvolvido em parceria com a organização não governamental US-Brazil Connect.

Em 2014, 140 estudantes da Região Metropolitana do Recife e 60 de Petrolina, no Sertão, foram beneficiados pela iniciativa.  Durante todo o ano, eles tiveram aulas à distância (via redes sociais) e presencias de inglês, ministradas por monitores norte-americanos. Os alunos mais dedicados foram selecionados para a viagem aos Estados Unidos, que terá duração de 15 dias e será acompanhada de perto pelas coordenadoras do programa pelo SESI e SENAI PE, Roberta Kacowicz e Camila Xavier, respectivamente. Entre os intercambistas estão sete jovens da capital e três do interior.

Para o aluno do SESI de Paratibe, Igor Arruda, 18 anos, o intercâmbio será uma experiência única. "Não imaginava ter essa oportunidade. Só fui estudar inglês quando entrei no SESI, no 1º ano do Ensino Médio, pois na escola municipal que frequentava não havia professor. Me dediquei muito e, hoje, posso comemorar essa vitória", contou o estudante, confiante que o aprendizado fará diferença na sua carreira como químico industrial. "Quem sabe inglês tem mais chances no mercado. Ainda são poucos que dominam o idioma", afirmou.

Para a coordenadora do Conexão Mundo pelo SESI/PE, Roberta Kacowicz, ainda mais importante do que a viagem é o aprendizado adquirido por todos os 200 jovens que participaram do programa. "Trata-se de uma competência que, com certeza, contribuirá para o crescimento desses jovens na carreira industrial", finalizou.​