22/10/2014

​​​Cine SESI atinge 1 milhão de espectadores em Pernambuco

Pernambuco é o primeiro estado do País a atingir 1 milhão de espectadores beneficiados pelo projeto Cine SESI Cultural, iniciativa que leva a magia da Sétima Arte para cidades do interior, onde não existem salas de exibição. No próximo dia 02, o projeto encerra a sua 10º edição em Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado, com a certeza de ter proporcionado a milhares de pernambucanos uma experiência especial - e, para muitos, inédita – de contato com a produção cinematográfica.

"Este ano, ousamos na quantidade de municípios atendidos. Foram 36 cidades, um recorde", conta a coordenadora do Cine SESI Cultural em Pernambuco, Alessandra Bezerra, acrescentando que, em quatro localidades, também foram promovidas oficinas de stop motion (cinema de animação). O resultado foi a produção de quatro curtas-metragens, que estão sendo exibidos pelo projeto. "Não poderíamos estar mais satisfeitos com a receptividade do público, que nos permitiu comemorar, este ano, a marca de 1 milhão de expectadores alcançados", completa.

A 10ª edição do Cine SESI em Pernambuco teve início em abril passado. A cada final de semana, duas cidades tiveram a oportunidade de conferir, simultaneamente, os filmes "Cine Holliúdy", "A Busca" e a "Era do Gelo 4", em sessões realizadas à céu aberto e com direito a distribuição de pipoca, como pede a tradição. Tudo de graça.

"O SESI acredita que o acesso à arte e à cultura, além de um direito, reflete em uma melhor qualidade de vida. Daí, a importância de promover ações como o Cine SESI, que oportunizam esse contato e contribuem para o bem-estar, não só do trabalhador da indústria, mas da população em geral", diz o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar.

Números - Desde 2002, o Cine SESI  já passou por mais de 600 cidades interioranas de 12 estados do País, atingindo mais de quatro milhões de espectadores.  Somente em Pernambuco, são mais de 100​​ municípios beneficiados pela iniciativa, executada pela Aliança Comunicação e Cultura, com patrocínio do SESI.​