26/04/2019

​Trocar experiências, adquirir mais sabedoria e descobrir novas formas de contribuir com a construção do conhecimento foram motes do IX Encontro de Líderes IDCs, nesta sexta-feira (26), no foyer da Casa da Indústria. O evento, que teve como tema "Recontextualizando", reuniu coordenadores e monitores das Indústrias do Conhecimento (IDC) em um dia de capacitação e atividades práticas.

Na oportunidade, o Sargento do Corpo de Bombeiros, Éder Giovani, ministrou palestra de sensibilização sobre primeiros socorros e orientações de como conseguir serviços da corporação. Em seguida, o Gerente de Educação do SESI-PE, Michael Groarke, agradeceu a presença de todos e reiterou o compromisso da instituição de permanecer fomentando IDCs equipadas com livros, DVDs, CDs, gibis e computadores para uso da população. "As IDCs têm um papel social e nosso desejo é continuar oferecendo acesso à internet gratuitamente e permitir que os jovens utilizem esses espaços para adquirir conhecimento e fazer pesquisas", comentou.​

Facilitadora da informação, Maria José orientou os presentes sobre trabalho em equipe, dando dicas de como engajar e motivar os profissionais. "O líder tem uma missão: controlar as emoções para a equipe funcionar e, assim, conseguir que qualquer objetivo seja alcançado com maior rapidez e eficácia", destacou. Maria também levou os participantes à reflexão, distribuindo um texto sobre os retratos da leitura no Brasil e incentivando o debate sobre o assunto entre eles.  

 Para elucidar dúvidas sobre a atuação da Ouvidoria do Sistema FIEPE, Luciana Cunha e Macione Soares apresentaram as atividades do canal de comunicação e como é possível fazer elogios, solicitações, reclamações, dúvidas, sugestões, críticas e denúncias. "Estamos de mãos dadas como apoiadores para solucionar e buscar melhorias para todos", falou Luciana.

O IX Encontro de Líderes IDCs contou, ainda, com o monitor Moisés Lima demonstrando como funciona o Projeto Aquarela SESI e a oficina de artes visuais que teve como tema a introdução ao desenho realista. O curso estimulou a produção de trabalhos artísticos em composições desenvolvidas a partir de texturas com o auxílio do lápis de grafite.