06/06/2014

​​​Campanha de Imunização do SESI/PE entra na reta final​

A Campanha de Imunização contra a gripe no setor industrial, coordenada pelo SESI/PE, segue até o final de junho, mas a entidade já tem motivos para comemorar: em apenas dois meses, a ação passou por quase 200 indústrias e aplicou mais de 25​​ mil vacinas em operários de todo o Estado. Além de uma atenção à saúde do trabalhador, a iniciativa visa reduzir o número de faltas ao trabalho e a queda de produtividade ocasionados pela doença.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe é a maior causa de perturbações na vida diária e faltas ao trabalho de pessoas entre 18 e 64 anos. "Através da campanha, queremos promover a qualidade de vida e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos na produtividade das indústrias causados por afastamentos", explica o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar

Desde abril, equipes formadas por técnicos de enfermagem têm ido a empresas das quatro regiões do Estado para aplicar as vacinas - a mesma utilizada na imunização de idosos e gestantes. Na Região Metropolitana do Recife (RMR) foram visitadas cerca de 105 indústrias e aplicadas mais de 21,4 mil doses.  Já no interior, o SESI/PE  imunizou cerca de 3,6 mil trabalhadores de 86 empresas. Até o momento, Chesf (3.484), Usina Petribu (1.666) e Celpe (1.295) lideram o ranking​ de organizações com mais​ trabalhadores vacinados.

"O atendimento dentro da empresas, durante o expediente, estimula o trabalhador a aderir à campanha. Além de ser sensibilizado para a importância da vacina, ele não precisa se deslocar para ser imunizado. É tudo muito rápido e seguro", destaca a coordenadora da campanha, Bettina Gama, acrescentado que o SESI/PE está satisfeito com a adesão dos trabalhadores nesta edição.