25/10/2016

​BPM Day PE orienta como melhorar resultados organizacionais

O 80º BPM Day mostrou porque é o evento referência nacional em gestão de processos. O encontro tratou, de forma prática, como melhorar a efetividade dos processos e contribuir para o sucesso das empresas particulares e públicas. Cerca de 400 lideranças setoriais, empresários e profissionais de diversas áreas marcaram presença, dia 18, na sede do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE), que promoveu o evento juntamente com a Associação dos Profissionais de Gestão de Processos de Negócios da secção do Estado (ABPMP-PE).

Um dos casos que chamou a atenção foi o modelo ágil de BPM, exposto por Diego Mesquita, da Lecom Tecnologia. Mesquita demonstrou que subdividir o processo em ciclos menores possibilita mensurar os resultados mais rápido e realizar os ajustes necessários ao longo do macroprocesso, aumentando as chances de efetividade no final. Já o analista de Qualidade do SESI/PE, Joaquim Ferreira, mostrou que adotar o BPM agregou valor à entidade, tais como reduzir em 90% as despesas não planejadas e otimizar o uso da frota originando ganhos superiores a R$ 1 milhão.

No setor público, a experiência de Maringá abordou como desburocratizar a gestão governamental para contribuir com o bem maior da sociedade. O perfil do profissional do século XXI, a governança de TI para entrega de valor, a modelagem, padronização e otimização de processos e seus resultados na área hospitalar também foram discutidas ao longo das oito palestras e duas mesas redondas. “Tivemos a oportunidade de aprender novas estratégias, dirimir dúvidas e observar como implantar o ciclo do BPM, na prática, pode ser uma alternativa viável e exitosa para o sucesso empresarial”, avaliou o analista corporativo do Sistema Indústria da Paraíba, Alexandre Barros, presente no evento.

“Para nós do SESI/PE realizar o BPM Day foi uma oportunidade para estimular a competitividade das organizações, principalmente das indústrias pernambucanas”, afirmou o superintendente da instituição, Nilo Simões. Já a gerente regional da ABPMP-PE, Luciana Carvalho, disse que “nosso foco foi alcançar profissionais de outras áreas para que eles possam compreender que a gestão de processos de negócios agrega valor para suas empresas”. Quem desejar ter acesso ao conteúdo das palestras deve entrar na página da Innovo Group no facebbok.

Parceiros - O encontro também teve o apoio da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), do Instituto de Gestão de Projetos secção Pernambuco (PMI chapter Pernambuco), do Innovo Group e da Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Pernambuco (ABRH-PE).