29/09/2014

​Arte no Canteiro orienta operários da Refinaria Abreu e Lima​

O superintende do SESI/PE, Ernane Aguiar, visitou as obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial e Portuário de Suape, para conferir de perto a apresentação do projeto Arte no Canteiro, patrocinado pela entidade. A iniciativa utiliza o teatro para alertar os trabalhadores da construção civil sobre a importância de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e adotar procedimentos de segurança, reduzindo o risco de acidentes. A visita aconteceu na última quinta-feira (25/09).

Segundo a Previdência Social, a construção c​​ivil é o segundo setor com o maior número de mortes em acidentes do trabalho no Brasil, perdendo apenas para área de Transporte Rodoviário de Carga. "O índice de acidentes no setor ainda é alarmante. Através do Arte no Canteiro, o SESI quer orientar os profissionais que atuam no segmento e ajudar a reverter esse quadro", afirmou Ernane Aguiar ao abrir o espetáculo na Refinaria, acompanhado pela coordenadora do projeto no Estado, Alessandra Bezerra.

Até o final do ano, o Arte no Canteiro fará 150 apresentações na Região Metropolitana do Recif​e e interior, com a expectativa de atingir 30 mil operários. Encenada pela premiada companhia XPTO, a peça traz personagens criados a partir de objetos comuns na construção civil, como carrinho de mão, balde, caçamba, pá e desempenadeira. Durante 40 minutos, eles encenam situações que levam os trabalhadores a refletir em sobre a segurança em suas próprias rotinas de trabalho. Ao final, são distribuídas cartilhas educativas, com a história da peça em quadrinhos.

Esta semana (29/09 a 02/10) , o Arte no Canteiro visitará as obras do Edifício Mirante, da Hágil Engenharia, na Imbiribeira; do Rosa de Campos Classic, da Conlar, em Boa Viagem; do Condomínio Casa Forte, da Moura Dubeux, no Monteiro; e do Jardim do Janga, da Azevedo Castro, no bairro do Janga.​