17/03/2017

Alunos do SESI Ibura disputam, de hoje a domingo, a etapa nacional do torneio de robótica

 

A equipe Força G, formada pelos alunos do SESI Ibura, vai representar o Nordeste na fase nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A disputa ocorre na unidade do SESI Taguatinga, no Distrito Federal, de 17 a 19 de março, na unidade de Taguatinga do Sesi-DF, com abertura oficial amanhã (17), às 15h.

O tema desta temporada do Torneio de Robótica é "Animal Alliens", que trata da relação do homem com os animais. Os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras. A competição será aberta ao público e é uma grande oportunidade dos jovens verem de perto os robôs em ação. No sábado e domingo, a visitação será a partir das 8h.

Na sexta-feira (17), os alunos vão participar de palestras e apresentações de temas relacionados ao torneio. À noite, será promovida a "Festa da Amizade", um grande encontro das equipes para confraternizar com os competidores. No sábado e domingo, as atividades vão acontecer para valer. E na tarde do dia 19/3, será a cerimônia de encerramento com a premiação dos melhores alunos de robótica do país.

São esperados 740 competidores, de 9 a 16 anos, de escolas do Sesi, redes pública e particular, e times de garagem, vindos de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No total, são 74 equipes classificadas, nas 13 etapas regionais realizadas em todo o país. O Distrito Federal será representado por três equipes das escolas do Sesi-DF: LegoField, da unidade do Gama; Albatroid, de Taguatinga; e Bisc8, de Sobradinho.

As salas de aula e o ginásio do Sesi Taguatinga vão se transformar em grandes arenas para disputas nos quatro quesitos que serão avaliados pelos juízes: Projeto de Pesquisa, em que eles criam e apresentam uma solução inovadora para um aspecto do desafio; Design de Robô, em que os jovens precisam projetar e construir um robô autônomo, com códigos claros e eficientes; Core Values, parte em que são avaliados os valores dos competidores durante o torneio; e Desafio do Robô, em que é preciso realizar uma série de tarefas ou missões em rounds de dois minutos e meio.

Etapa Internacional

O Torneio Nacional de Robótica, além de premiar os melhores alunos de robótica do Brasil, classificará as equipes que mais se destacarem para participar das etapas internacionais da competição.

Serão 20 vagas para sete campeonatos fora do Brasil realizados nos meses de abril, maio e junho deste ano. Quatro deles serão nos Estados Unidos, um na Dinamarca, um no Reino Unido e outro na Austrália.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

 

*Com informações do Sesi DF