27/05/2016

Ações do SESI/PE servem de modelo para Educação do DR da Paraíba


As experiências bem-sucedidas do Departamento Regional de Pernambuco do Serviço Social da Indústria com os programas de Educação Continuada e a implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE) têm chamado a atenção de outros regionais. Uma caravana de educadores do Regional da Paraíba esteve na Casa da Indústria, no início do mês, para conhecer as práticas adotadas pela equipe pernambucana para conquistar quase 10 mil matrículas em capacitações presenciais e online e o sucesso na implantação do sistema nas 11 escolas da Rede de Educação Básica.


Na Educação Continuada, o Regional de Pernambuco destacou a atualização permanente dos professores, as parcerias com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Estado (SENAI/PE) para realizar cursos integrados, a oferta de capacitações dentro das unidades do próprio SESI/PE e a divulgação em feiras, eventos e mídias sociais. “Dessa forma, difundimos o programa e viabilizamos a adesão de diversas empresas, especialmente de micro e pequeno porte, que nem sempre possuem condições para realizar uma capacitação in company”, afirma a coordenadora do programa, Grace Barbosa.


Já na implantação do SGE, os técnicos ressaltaram que criar e validar um processo juntamente com as unidades foi um passo de fundamental, que tem permitido engajamento de todos os atores. As equipes pedagógicas mantêm atualizadas as informações relativas aos conteúdos abordados, frequência, aproveitamento escolar, etc e os times administrativos alimentam as demais informações. “Tudo isso, oportuniza que possamos ter uma visão integral da rede e realizar um acompanhamento mais efetivo”, avalia a coordenadora de Educação Básica do SESI/PE, Noêmia Fortunato.


Para a gerente de Educação do SESI/PB, Maria da Conceição Azevêdo, “a visita foi muito enriquecedora, pois vai permitir que possamos dinamizar ações na Educação Continuada e evitar desperdício de recursos (como tempo e pessoas) e erros no processo de implantação do SGE”.