01/06/2015

​22ª Ação Global reúne mais de 7,5 mil pessoas no SESI Paulista

Cuidar da mente e do corpo para ter uma vida longa e saudável. Essa foi a lição que mais de 7,5 mil pessoas receberam na 22ª Ação Global, realizada sábado (30), no SESI Paulista, na Região metropolitana do Recife. Mesmo em um dia chuvoso, o público buscou os serviços gratuitos de saúde, oficinas de artes e culinária, como o SESI Cozinha Brasil, orientações em estandes do Procon, Detran, Sebrae, além da entrada e renovação de documentos.

Dos 22.675 atendimentos gratuitos realizados no local, os mais procurados foram os médicos, disponibilizados em unidades móveis do SESI. O casal Carlos Lira e Maria da Paz Santos, ambos com 63 anos, fizeram o teste rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) como Hepatite B e C, HIV, Sífilis , entre outras, e aprovaram a facilidade de encontrar várias especialidades médicas em um único evento. “Para uma classe menos favorecida como a nossa, ter médicos como ginecologista, urologista, oftalmologista, dentista, é um presente para nós”, disse o eletricista.

A novidade deste ano foi o Circuito do Bem- Estar, onde os trabalhadores da indústria, familiares e comunidade passavam por etapas de avaliação de pressão arterial e nível de glicose no sangue , e recebiam orientações sobre alimentação e atividades físicas. As mulheres também tiveram atenção especial no estande de maquiagem.  A arquivista Maurineide Arcanjo de Melo, 58 anos, moradora da região, disse que “o SESI reuniu em um só lugar serviços muito procurados pela população”.

Para o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, o tema Qualidade de Vida, escolhido para o evento deste ano, foi de suma importância e o sucesso de visitação se deve também ao grande apoio que recebe de empresas e instituições parceiras, além dos voluntários. “Trabalhador produtivo é trabalhador saudável. E isso só é possível quando há equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente. Por isso, incentivamos as oficinas de economia financeira, orientação psicológica, alimentação saudável, e prática esportiva, não só hoje ,mas durante todo o ano”, acrescentou.