14/05/2018

Educando para Transformar é tema de mutirão social do Sesi, em Caruaru


Em um país onde o desemprego é maior entre os jovens, com cerca de metade dos 11,8% de desempregados no País, e a falta de escolaridade é decisiva para a permanência nas vagas de trabalho, de acordo com dados do IBGE no quarto trimestre de 2017, a educação é urgente para abrir possibilidades de um novo rumo na vida dos brasileiros.

Diante disso, o Serviço Social da Indústria e a Rede Globo levantaram a discussão no tema da Ação Global 2018, que foca o poder transformador do ensino na atual teia social do país. A 25ª edição foi nomeada de Sesi: educando para transformar e deve atingir, no sábado (26), em Caruaru, Agreste pernambucano, mais de 5 mil pessoas, beneficiando a população da cidade e região com 15 mil atendimentos.

A coordenadora do evento em Pernambuco, Vera Thomas, explica que as ações foram pensadas para que o participante possa sair do mutirão social preparado para se candidatar a uma vaga de emprego. Entre as novidades, um circuito que vai permitir desde o teste vocacional à elaboração de currículo. Além disso, a Ação Global vai realizar, pela primeira vez, um aulão para 500 pessoas, preparando-as para o exame do Enem.

Em uma ação conjunta, o Sesi e o Senai irão apresentar ainda o programa Nova EJA, método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, que reconhece os saberes dos alunos a partir da identificação de conhecimentos prévios. A nova Educação de Jovens e Adultos também se adequa à realidade profissional dos alunos e a oferta do ensino médio articulado à educação profissional, a chamada EJA Profissionalizante. O currículo da Nova EJA prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância e é voltado, principalmente, para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. "Estudantes do Sesi Caruaru também vão mostrar suas habilidades com a robótica e teremos palestras de educação continuada com oficinas de xadrez, artesanato e musicalização, apoiada pelo Coral do Sistema Fiepe", acrescenta Thomas.

Das 9h às 16h, profissionais estarão a postos para realizar exames de odontologia, oftalmologia, preventivos de câncer de próstata e mama, confecção do cartão do SUS, vacinação de gripe e tétano, testes rápidos de HIV e Sífilis, hepatite B e C, e acupuntura. "Outros parceiros, como a Celpe, vai realizar trocas de lâmpadas incandescentes por LEDs, a partir da apresentação de duas últimas contas quitadas na ocasião, além de espaços de beleza, customização, e cultivo de plantas", finaliza a coordenadora. Confira a lista com todos os serviços que serão oferecidos no evento aqui.

 

25ª Ação Global

Sesi Caruaru – Rua São Vicente Férrer, s/n, Boa Vista, Caruaru

Horário: das 9h às 16h // Para atendimentos de saúde, as fichas são limitadas e distribuídas por ordem de chegada.