26/03/2019

​​​Com as altas temperaturas do verão, é importante ficar atento aos alimentos ingeridos, beber bastante liquido e manter uma alimentação balanceada. Quem trabalha fora muitas vezes opta por fast food, restaurantes self-service, lanchonetes e termina não consumindo refeições saudáveis. Uma boa opção para quem está em busca de se alimentar melhor e também de economizar é levar marmitas de forma equilibrada para o trabalho. Mas, é importante ter cuidados especiais para evitar intoxicação alimentar e contaminação.

 O trabalhador deve ficar atento para garantir sua segurança até o momento do consumo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é aconselhável que alimentos cozidos não fiquem expostos à temperatura ambiente por mais de duas horas. Se a distância até o trabalho for longa, é aconselhável levar a marmita em uma bolsa térmica para manter a temperatura e evitar alterações no sabor.

"A melhor maneira de acondicionar as marmitas é mantê-las dentro da geladeira até o momento do consumo. Além de preferir os recipientes de vidro, que são mais higiênicos e podem ser levados direto para o micro-ondas, pois os de plástico podem transmitir substâncias tóxicas para o alimento e ocasionar doenças. Também é importante não misturar alimentos quentes e gelados, crus e cozidos para evitar o risco de contaminação cruzada", comenta a nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento do SESI-PE, Lídia Bandeira.

Na hora de aquecer a refeição no micro-ondas, deve-se evitar esquentar alimentos crus e marmitas com material plástico e alumínio. "O ideal é colocar um guardanapo ou papel toalha em cima do recipiente de vidro destampado para evitar que os restos de alimentos grudem no micro-ondas. As sobras aquecidas não devem ser reutilizadas, porque perdem parte dos nutrientes e corre risco de contaminação, já que, no ambiente de trabalho, os equipamentos são de uso coletivo", esclarece a especialista.

Em Pernambuco, o SESI-PE oferece um serviço diferenciado para sanar dúvidas sobre o assunto e orientar corretamente os trabalhadores: o Marmita Mais Saudável. A iniciativa apoia as empresas nas questões relacionadas a alimentação e nutrição com característica educativa, desenvolvida para mostrar ao trabalhador como preparar, refrigerar e manter a refeição em boas condições de consumo. Entre os conteúdos abordados, estão higiene e pré-preparo dos alimentos, armazenamento e técnicas seguras. A metodologia utiliza abordagem prática e vivencial dos temas, favorece a interação com o público e apresenta exemplos práticos de como montar uma marmita nutritiva. ​