23/04/2015

​Cine SESI Cultural chegará a 40 municípios este ano

Contagem regressiva para o Cine SESI Cultural 2015. A partir de 22 de maio, o projeto de cinema itinerante levará a magia da Sétima Arte a 140 mil espectadores de 40 municípios pernambucanos, maior meta já estabelecida pelos organizadores em 11 edições. A cada final de semana, duas cidades serão contempladas pela iniciativa, de forma simultânea, com sessões sempre às 18h30.  A "estreia" acontece em São José do Egito​ e Itaíba, no Sertão e Agreste do Estado, respectivamente.

"Além da exibição de filmes, quatro municípios também receberão oficinas de stop motion, uma técnica de animação quadro a quadro, com modelos reais, geralmente feitos de madeira ou massa de modelar. O resultado do trabalho será exibido no formato de curta-metragem, na abertura das sessões", informou a coordenadora do Cine SESI Cultural em Pernambuco, Alessandra Bezerra.

Em 2014, Pernambuco tornou-se o primeiro estado brasileiro a atingir a marca de 1 milhão de espectadores. Ao todo, foram mais de 100 cidades visitadas em 10 edições.  Somente no ano passado, quase 120 mil pessoas acompanharam as sessões de cinema a céu aberto​, realizadas sempre em espaços públicos e de acesso facilitado, como praças e pátios. "A maior parte do público nunca teve oportunidade de entrar em uma sala de cinema. É emocionante ver a reação deles, independente da idade, diante da grande tela", disse a coordenadora, lembrando que o projeto conta com o apoio das prefeituras locais.

Atualmente, o Brasil tem​​ quase 2,9 mil salas de cinema. A maioria, no entanto, está localizada nas metrópoles e funciona dentro de centros comerciais. Apenas 7% dos municípios brasileiros possuem salas de exibição, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine),

Roteiro - Depois de Bodocó e Afrânio, o Cine SESI Cultural  passará por Água Preta, Aguas Belas, Aliança, Altinho, Angelim, Barreiros, Bonito, Canhotinho, Carnaíba, Casinhas, Chã Grande, Cupira, Custódia, Flores, Frei Miguelinho, Gameleira, Ibimirim, Itaíba, Jataúba, Joaquim Nabuco, Jupi, Jurema, Manari, Mirandiba, Paudalho, Pernamirim, Riacho das Almas, Saloá, Sanharó, São João, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São José do Egito, São Vicente Ferrer, Serrita, Tacaratu, Tamandaré, Vertentes.  O cronograma completo estará disponível, em breve, aqui no site.​